- Os novos modelos culturais.
- Os países de díficil industrialização: O caso Português.
- Ficha Formativa
sábado, 14 de junho de 2008
Lição nº81 e 82
- O Mundo indrustializado: A expansão da Revolução Industrial.
- Contrastes e antogonismos sociais.
- Contrastes e antogonismos sociais.
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Lição nº75 e 76
- O fim do Antigo Regime.
- O Radicalismo Revolucionário.
- Napoleão e o triunfo da Burguesia.
- O Radicalismo Revolucionário.
- Napoleão e o triunfo da Burguesia.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Lição nº 74
- Conversa sobre o 25 de Abril.
- França: A grande Revolução.
- França: Antecedentes de uma Revolução.
- França: A grande Revolução.
- França: Antecedentes de uma Revolução.
Lição nº 66 e 67
- Entrega e Correcção da Ficha de Avaliação.
- Correcção dos exercícios.
- O Iluminismo em Portugal.
- Correcção dos exercícios.
- O Iluminismo em Portugal.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Lição nº65
- A cultura em Portugal face aos dinamismos da cultura.
- A revolução científica na Europa e a permanência da tradição.
- A revolução científica na Europa e a permanência da tradição.
quarta-feira, 26 de março de 2008
Dia das Mentiras

Aproveita e prega uma partida aos teus familiares ou amigos.
Mas lembra-te a intenção é fazer rir…Já pensaste nas petas e partidas que vais pregar no próximo dia 1 de Abril? Podes fazer mil e uma coisas, porque neste dia ninguém leva a mal. Porém, pensa em situações que façam os outros sorrir e não te esqueças de gritar “1º de Abril” quando a tua vítima descobrir que foi enganada.
Sabes porque motivo começou a ser festejado este dia?
Conta a história que tudo começou em França, onde o Ano Novo começava na Primavera. Porém, no ano de 1564, o rei Carlos IX mudou o calendário para aquele que temos actualmente e assim o Ano Novo passou a ter início a 1 de Janeiro.Apesar dessa alteração do calendário, havia aquelas pessoas que continuavam a celebrar o ano novo em Abril. Por isso, passou a chamar-se a essas pessoas "April's Fools'" ou “doidos de Abril”.
Outra explicação, está relacionada com um Festival Romano, chamado “Cerelia” durante o qual se festejava a história de Proserpina. Uma rapariga que estava no campo a colher lírios, quando foi raptada pelo Deus Romano, Plutão.
Depois do seu desaparecimento, a mãe dela começou a procurá-la em todo o lado sem nunca a encontrar.
E isto remete para a caça aos gambuzinos… que algumas pessoas enganadas procuram, sem nunca os encontrar.
E porque não organizas tu uma caça aos gambuzinos neste dia 1 de Abril? De certeza que vai haver quem caia na tua partida…
quarta-feira, 12 de março de 2008
A Páscoa
A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios. Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original.
Durante a Semana Santa acontecem procissões e novenas que representam os momentos mais dolorosos da vida de Jesus. Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo.
O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o domingo de Ramos, e é quando se benzem os ramos de palmeiras e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.
Em muitas regiões do Mundo, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou com imagens de Jesus crucificado, esta celebração mostra uma fusão de elementos pagãos e cristãos, como a famosa "Diavolata" que acontece na Comarca de Palermo e Catânia em Itália, (representa a luta entre o bem e o mal na tentativa do demónio impedir Maria de encontrar Jesus ressuscitado).
Nos Países
Na China - O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na altura da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, na forma de refeições e doces, para que estes fiquem satisfeitos com os seus descendentes.
Na Europa Central - Os festejos remontam aos antigos rituais pagãos do início da Primavera. A tradição da Páscoa inclui a oferta de amêndoas e a decoração de ovos cozidos com os quais são presenteados os familiares e amigos mais próximos. Também são feitas brincadeiras com ovos da Páscoa como, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que conseguir chegar mais longe sem partir.
Na Europa do Leste (Ucrânia, Estónia, Lituânia e Rússia) - Faz-se a decoração de ovos com os quais se presenteiam os amigos e os parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas, deixam na noite anterior ao domingo de Páscoa um boné de tecido num lugar escondido, e o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".
Estados Unidos da América - A brincadeira mais tradicional é a "caça ao ovo", onde os ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.
Brasil e América Latina - As crianças montam os seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchem-nos de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados num certo sítio para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é uma brincadeira utilizada.
Em diversas linguas
Em Português FELIZ PÁSCOA
Na Tchecoslováquia VESELE VANOCE
Na Alemanha SCHÖNE OSTERN
Na Itália BUONA PASQUA
No Laos SOUK SAN VAN EASTER
Na Macedônia SREKEN VELIGDEN
Em Inglês HAPPY EASTER
Na França JOYEUSES PÂQUES
Na Grécia KALO PASKA
Na China FOUAI HWO GIE QUAI LE
Em Árabe EID-FOSS'H MUBARAK
Na Croácia SRETUN USKRS
E a resposta certa é...?
Alemanha e Grécia
3 (8%)
Inglaterra e Portugal
29 (78%)
Espanha e Suiça
2 (5%)
Itália e França
3 (8%)
Parabéns ao 78% que votaram na resposta a vermelho.
3 (8%)
Inglaterra e Portugal
29 (78%)
Espanha e Suiça
2 (5%)
Itália e França
3 (8%)
Parabéns ao 78% que votaram na resposta a vermelho.
segunda-feira, 10 de março de 2008
História do Dia do Pai - 19 de Março

Já que estamos em História...
Tudo começou em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washinton, teve a ideia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe.
Sonora Dodd queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Depois da morte da sua mulher, em 1898, o Sr. Smart passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal numa quinta no leste de Washington.Já adulta, Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho.
Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Internacional do Pai.Graças aos esforços da Sra. Dodd, o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane.
Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a comemorar-se um “Dia do Pai” e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a ideia de um Dia do Pai a nível nacional.Finalmente, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai.
Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei. A partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio.
Em Portugal (assim como na Itália) o dia escolhido para homenagear os Pais é o dia 19 de Março que é também o Dia de S. José.
Na África do Sul, Brasil e Austrália, festeja-se o Dia do Pai no segundo Domingo de Setembro, mas não é nada tradicional.
Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais, esse dia é celebrado na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou; os festejos compreendem acções como fazer piqueniques e passear com os filhos.
Na Argentina é festejado no terceiro Domingo de Setembro, neste dia as famílias juntam-se e praticam várias actividades de lazer.
No Canadá é festejado no dia 17 de Junho, é uma data mais voltada para o consumismo, não havendo preocupação em juntar as famílias.
Na Grécia é uma comemoração muito recente e surgiu por existir o Dia da Mãe, e é comemorado no dia 21 de Junho.
Na Rússia não existe a denominação Dia do Pai, comemoram o seu dia no dia 23 de Fevereiro e chamam-lhe “o Dia Defensor da Pátria”.
domingo, 9 de março de 2008
O Poder Absoluto do Rei
Absolutismo:
- Poder absoluto do Rei
- Autoridade do Estado
- Ausência de controlo por parte das cortes
- Subjugação do clero e da nobreza
- Soberenia de Direito Divino
- Luís XIV (França)
- D. João V (Portugal)
Despotismo Iluminado:
- Poder absoluto, mas esclareciso, do Rei
- Autoridade do Estado
- Ausência de controlo por partes das cortes
- Subjugação do clero e a nobreza
- Primazia da Razão
- Intervencionismo total em todos os sectores da vida da nação
- D. José I (Portugal)
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Mercantilismo
- Política económica dos séculos XVII e XVIII que defende que a riqueza de um estado se mede pela quantidade de metais preciosos que guarda nos seus cofres.
Absolutismo
- Regime político que vigorou praticamente em toda a Europa, entre os séculos XVI e XVIII.
- Caracteriza-se pela centralização na pessoa do rei, de todos os poderes: o executivo, legislativo e judicial. Defendia que o poder do monarca era de origem divina.
- Caracteriza-se pela centralização na pessoa do rei, de todos os poderes: o executivo, legislativo e judicial. Defendia que o poder do monarca era de origem divina.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
sábado, 16 de fevereiro de 2008
Portugal sob o domínio filipino
1580-1620
A prosperidade dos tráficos atlânticos portugueses:
- Comércio triangular (açúcar, tabaco, tráfico negreiro) ;
- A união ibérica é benéfica para muitos.

1620-1640
Crise do Império Espanhol:
- Diminuição das remessas de ouro e prata;
- Dificuldades económicas.
Crise interna da Espanha:
- Política de transporte:
- ruína da agricultura e da indústria;
- aumento das importações de bens essenciais.
Opressão sobre os portugueses:
- Agravamento dos impostos;
- Não cumprimento dos acordos de tomar;
- Incapacidade espanhola de defender as nossas colónias dos ataques de holandeses, Ingleses e Franceses;
- Cargos da administração atribuídos a espanhóis.
Reacção dos portugueses:
- Descontentamento e revoltas populares - Évora, 1637 (por exemplo) ;
- Descontentamento da burguesia;
- Descontentamento da nobresa;
- Descontentamento do clero.
1640
Restauração da Independência de Portugal:
- 1 de Dezembro de 1640;
- Fim da Dinastia Filipina em Portugal;
- D.João IV - 1.º rei da Quarta Dinastia - Dinastia de Bragança.
Concorrência holandesa e inglesa
Holandeses
Séc.XVII
Factores de sucesso:
- Pirataria e corso;
- Burguesia activa e empreendora;
- Companhias comerciais - Companhia das Índias;
- Banco e Bolsa de Amesterdão.
Áreas dominadas:
- Extremo Oriente - actual Indonésia;
- Báltico;
- Atlântico (América Central e do Sul, África).
Ingleses
Séc.XVIII
Factores de sucesso:
- Pirataria e Corso;
- Burquesia e nobreza activas e empreendedoras;
- Companhias comerciais - Companhia das Índias;
- Actos de navegação (Cromwell) - 1651;
- Banco e Bolsa de Londres.
Áreas dominadas:
- Oriente;
- América do Norte.
A União Ibérica (1580 - 1640)
Factores:
- Crise do Império Português do Oriente;
- Retorno á politica de conquistas - Batalha de Alcácer-Quibir (1578) ;
- Morte de D.Sebastião (1578) - Sucessão de cardeal D.Henrique;
- Crise de sucessão (1580( - Após a morte de D.Huenrique
- Apogeu do Império Espanhol;
- Aclamação de FilipeII em 1581 nas Cortes de Tomar.
Promessas de Filipe II - Cortes de Tomar (1581) :
- Respeitar o português como lingua oficial;
- Manter o governo e o comércio ultramarino nas mãos dos portugueses;
- Promulgar novas leis e lançar novos impostos apenas com o consentimento das Cortes;
- Suprimir as barreiras alfandegárias entre os dois países.
O apogeu económico da Espanha - século XVI
Descobertas/Conquistas:
- Colombo - Antilhas, Américas;
- Cortés, Pizarro e Almagro;
- América Central e do Sul;
- Magalhães - Filipinas.
Império:
- América espanhola (Peru, México, Caraíbas) ;
- Filipinas
Riquezas ultramarinas:
- Ouro
- Prata
- Especiarias
Capital do Império:
- Sevilha
A Espanha torna-se a principal potência colonial
A crise do Império Português no Oriente
Causas:
- Reanimação da Rota do Levante;
- Aumento dos naufrágios - tempestades, pirataria, corso, excesso de carga, carga mal acondicionada;
- Política de transporte em vez de política de investimento;
- Dificuldades financeiras do rei;
- Recurso a empréstimos para financiar as viagens - a juros muito altos;
- Defeciente gestão dos lucros comerciais - gastos em bens supérfluos;
- Concorrência de Holandeses, Ingleses, e Franceses - comércio, pirataria e corso.
Consequências:
- Diminuição das remessas de especiarias;
- Retraimento da Rota do Cabo;
- Saida da riquezas naturais para pagamento da dívidas ao Estrangeiro;
- Encerramento da feitoria de Antuérpia.
Soluções:
- Viragem para o Atlântico - iniciativa bem sucedida a médio prazo.
- Reanimação da Rota do Levante;
- Aumento dos naufrágios - tempestades, pirataria, corso, excesso de carga, carga mal acondicionada;
- Política de transporte em vez de política de investimento;
- Dificuldades financeiras do rei;
- Recurso a empréstimos para financiar as viagens - a juros muito altos;
- Defeciente gestão dos lucros comerciais - gastos em bens supérfluos;
- Concorrência de Holandeses, Ingleses, e Franceses - comércio, pirataria e corso.
Consequências:
- Diminuição das remessas de especiarias;
- Retraimento da Rota do Cabo;
- Saida da riquezas naturais para pagamento da dívidas ao Estrangeiro;
- Encerramento da feitoria de Antuérpia.
Soluções:
- Viragem para o Atlântico - iniciativa bem sucedida a médio prazo.
- Instalação do Governo Geral do Brasil - 1549 - Aposta numa exploração mais sistemática;
- Dinamização do triângulo comercial: Portugal - África - Brasil - Portugal: Açucar, tabaco , escravos negros.
- Conquistas no Norte de África - iniciativa desastrosa e comprometedora.
- Desastre de Alcácer-Quibir - D.Sebastião.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Lição nº49
-Correcção do T.P.C.
-O Império Inglês.
-A prosperidade e os tróficos atlânticos Portugueses.
-O Império Inglês.
-A prosperidade e os tróficos atlânticos Portugueses.
Lição nº47 e 48
-Entrega e correcção da Ficha de Avaliação
-A ascensão económica e colonial da Europa do Norte
-A ascensão económica e colonial da Europa do Norte
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Renascimento - Renascença (XIV a XVI)
Autores Principais | ||
Escultura | - Naturalismo - Realismo - Individualismo - Monumentalismo - Disposição geométrica - Harmonia | - Donnatello - Miguel Ângelo |
Pintura | - Pintura a óleo - Sfumato - Perspectiva - Disposição geométrica - Realismo - Naturalismo | - Botticeli - Leonardo da Vinci - Rafael - Miguel Ângelo - Van Eyck |
Arquitectura | - Colunas Gregas - Pilastras - Arcos de Volta Perfeita - Frontões Triangulares - Cúpulas - Abóbadas de Berço - Simetria - Horizontalidade - Decorações Naturalistas | - Brunelleschi - Bramante - Miguel Ângelo |
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
Lição nº38 e 39
-A Arte Portuguesa no séc XV e XVI: Arquitectura,Pintura e Escultura
-O tempo das reformas religiosas: A crise religiosa no séc XVI
-A Ruptura protestante
-O tempo das reformas religiosas: A crise religiosa no séc XVI
-A Ruptura protestante
Subscrever:
Mensagens (Atom)