- Reanimação da Rota do Levante;
- Aumento dos naufrágios - tempestades, pirataria, corso, excesso de carga, carga mal acondicionada;
- Política de transporte em vez de política de investimento;
- Dificuldades financeiras do rei;
- Recurso a empréstimos para financiar as viagens - a juros muito altos;
- Defeciente gestão dos lucros comerciais - gastos em bens supérfluos;
- Concorrência de Holandeses, Ingleses, e Franceses - comércio, pirataria e corso.
Consequências:
- Diminuição das remessas de especiarias;
- Retraimento da Rota do Cabo;
- Saida da riquezas naturais para pagamento da dívidas ao Estrangeiro;
- Encerramento da feitoria de Antuérpia.
Soluções:
- Viragem para o Atlântico - iniciativa bem sucedida a médio prazo.
- Instalação do Governo Geral do Brasil - 1549 - Aposta numa exploração mais sistemática;
- Dinamização do triângulo comercial: Portugal - África - Brasil - Portugal: Açucar, tabaco , escravos negros.
- Conquistas no Norte de África - iniciativa desastrosa e comprometedora.
- Desastre de Alcácer-Quibir - D.Sebastião.
1 comentário:
legal estou a dar isso em história.
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